Quando se trata de alavancar uma startup, contar com as ferramentas certas de marketing digital pode fazer toda a diferença. Através delas, é possível conquistar maior visibilidade, engajamento e, claro, resultados. Mas quais são as melhores opções disponíveis atualmente? Separei aqui mais de 20 ferramentas de marketing digital que uso na minha rotina atuando com Marketing para Startups.
O stack de martechs, ou seja, o conjunto de ferramentas de Marketing Digital que a startup vai usar é importante. Não apenas pelo que elas entregam, mas também para trazer aceleração para processos e aumento de produtividade, principalmente no começo quando temos times menores, generalistas e que precisam entregar em várias frentes.
Seja você é um Marketer ou um empreendedor (founder), já anota aí no seu bloco de notas, pois trouxe exemplos práticos de como eu as uso e como funciona. Dividi tudo em algumas categorias para ficar mais fácil.
Análise
- Google Analytics 4 (GA4): Para análise de dados de sites e aplicativos, com foco no comportamento do usuário.
- Looker: Ferramenta de visualização de dados para criar dashboards e relatórios personalizados a partir do GA4.
- Semrush: Gestão de conteúdo e SEO, monitorando palavras-chave, ranqueamento e concorrentes.
- Ubersuggest: Ferramenta de pesquisa de palavras-chave e análise de SEO, com opções gratuitas e pagas.
- VidIQ: Análise de vídeos do YouTube, monitorando palavras-chave, concorrência e ideias de conteúdo.
- Microsoft Clarity: Gravação de sessões de usuário para entender como eles interagem com o site.
- SEO Quake: Extensão do Chrome para análise de SEO básica em qualquer site.
- GTmetrix: Análise de performance do site, identificando problemas e sugestões de melhorias.
Design
- Canva Pro: Criação de designs gráficos, como posts para redes sociais, apresentações e materiais de marketing.
- Leonardo.ai e Ideogram.ai: Ferramentas de inteligência artificial que transformam texto em imagens.
- Figma: Design de interfaces de usuário (UX) e prototipagem.
- Pacote Adobe: Photoshop, Premiere e outros softwares para edição de imagens e vídeos.
Vídeos
- Adobe Premiere: Edição de vídeos profissionais.
- Pictory: Transformação de blog posts em vídeos para redes sociais.
- Captions e Capcut: Edição de vídeos no celular e criação de legendas automáticas.
- Ryen: Criação de avatares em 3D com inteligência artificial para vídeos explicativos.
Texto e Copy
- ChatGPT Plus: Geração de texto, tradução de idiomas e organização de ideias para e-mails, marketing e outros conteúdos.
- Grammarly: Revisão gramatical e sugestões de melhorias para textos em inglês.
- Yoast SEO: Plugin para WordPress que ajuda a otimizar textos para mecanismos de busca.
Automação de Marketing
- Brevo (antigo SendingBlue): Automação de e-mail marketing, lead scoring e mensagens via SMS e WhatsApp.
- RD Station
Gestão de Projetos e Comunicação
- Notion: Gestão de tarefas, projetos e notas em um único lugar.
- Trello: Visualização de tarefas e organização de projetos, especialmente para redes sociais.
- Slack: Comunicação interna da equipe, com canais para diferentes departamentos e projetos.
Considerações Finais
As ferramentas de marketing digital apresentadas aqui são apenas algumas das muitas opções disponíveis no mercado. A escolha das ferramentas certas dependerá das necessidades específicas de cada startup, do orçamento disponível e do que se deseja alcançar com cada uma.
É importante lembrar que as ferramentas de marketing digital são apenas uma parte da equação. Para obter sucesso, é preciso ter uma estratégia de marketing sólida e bem definida, além de uma equipe qualificada para executar as ações.